A Liderança e o Novo Cenário Organizacional

Gestão Organizacional

Os séculos XX e XXI caracterizam-se pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento tecnológico da informação e gestão em negócios. Esse desenvolvimento se dá graças à globalização mundial dos mercados, que permite a disponibilização da informação em tempo real, as comunicações mais rápidas e a integração dos mercados (ERVILHA, 2008, p. 55). Com a globalização dos mercados cresceu a importância da liderança, fator que pode desequilibrar e até mesmo, favorecer uma empresa no competitivo mercado nacional e internacional. O tema liderança torna-se importante face ao crescente aperfeiçoamento das empresas em desenvolver produtos de elevado padrão de qualidade a custos cada vez mais baixos, colocando-a com maior rapidez no mercado visando à concorrência e o domínio do mercado, o que faz com que as instituições invistam cada vez mais em seus recursos humanos, principalmente, nos níveis estratégicos e gerenciais (INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING, 2013).

As lideranças, frente às mudanças devem estar atentas ou perdem a sintonia com as necessidades organizacionais e acabam por não atenderem as demandas, seja do funcionário, seja da própria organização. Nesses novos tempos, os líderes que se saírem bem em ambientes com mudanças constantes prosperam em circunstancias não estruturadas. Conforme sugere Covey citado por Calvosa et al (2005, p. 250), o papel do líder no século XXI não é "gerenciar a mudança", mas sim criar o próprio futuro dentro do panorama que se está modificando em um conceito que ele determina como "liderar a mudança". Os líderes em todos os níveis hierárquicos precisam estar à frente da mudança e fazê-la acontecer. Espera-se de um líder a capacidade de atuar em cenários nos quais a convivência da ordem e do caos se faz sentir; que possuam múltiplas habilidades, tanto de natureza comportamental quanto técnica que, ancoradas em valores e atitudes, lhes permita lidar adequadamente com ambiguidades.

Entretanto, com as mudanças globais ocorridas no ambiente empresarial, as empresas foram forçadas a se reestruturarem. Neste contexto, as habilidades requeridas dos líderes do século XXI passaram a ser: foco no cliente, deixar de agir com autonomia, estimular o crescimento dos orientados, compartilhar, ter equipe enxuta e ágil, trabalhar com qualidade total, aceitar as contribuições dos outros, analisando-as com vistas à sua aplicação, tomar decisões em conjunto, não querer marcar época e perpetuar-se com realizações fantásticas, falar na hora certa e escutar sempre, ter objetivos claros, questionar, provocar a coesão e garantir a continuação do grupo, quando ausente (CALVOSA et al, 2005, p. 258).Vergara (2009) afirma que o líder forma outros líderes quando compartilha a visão, missão, objetivos, metas, estruturas, tecnologia e estratégias.

O desejado comportamento dos membros de uma equipe pelos líderes do século XXI, pode ser obtido pelo compartilhamento desses elementos somados a outros, tais como: monitorar o ambiente externo, contribuir na prestação de valores e crenças dignificantes, ter habilidade na busca de clarificação de problemas, ser criativo, fazer da informação sua ferramenta de trabalho, ter iniciativa, comprometimento atitude sinérgica, ousadia, visualizar o sucesso, construir formas de auto aprendizado, conhecer seus pontos fortes e os fracos, ser ouvido, reconhecer que todos de alguma forma têm alguma coisa com que podem contribuir, visualizar a comunicação, pensar globalmente e agir localmente, reconhecer o trabalho das pessoas, ter energia radiante e ser ético.

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