O investimento em capital humano está em alta nas organizações, já é fator determinante no que se diz a competitividade, e o líder é um dos responsáveis por gerir esse capital, por isso o Coaching é um forte aliado para lideranças efetivas e que desejam resultados extraordinários. O desenvolvimento do líder através do Coaching e a aplicação das suas técnicas tem-se revelado muito útil na mudança e evolução das organizações. Verifica-se que o Coaching é uma ferramenta indispensável para potenciar os melhores resultados em áreas tão distintas como os relacionamentos interpessoais, o desenvolvimento de carreiras, a gestão de pessoas, a motivação, a liderança de equipas e os...negócios.
A definição do termo liderança consiste em uma característica pessoal, como carisma e segurança, consolidada na relação entre a pessoa do líder e o seu modo de liderar. Através do Coaching, profissionais de diversas áreas, estão conseguindo aprimorar suas habilidades e capacidades, adquirir novas, realizando uma liderança plena, harmoniosa e com os resultados esperados. O coaching na liderança é um processo muito focalizado, no qual o gestor orienta seu colaborador no desenvolvimento do seu desempenho, empregando metas claras para criar alvos mensuráveis.Esse método vem agregar mais um diferencial a esses profissionais, que estão cada vez mais presentes no mercado; são os líderes inspiradores, motivadores, comunicadores, que conduzem com maestria os processos de trabalho e, sobretudo desenvolvem pessoas, criando um ambiente seguro e confiável para que esses possam desempenhar com assertividades suas funções, e consequentemente, alcançarem os resultados esperados e propostos pelas organizações e por eles (ABRACOACHING, 2013).
Outros pontos trabalhados no Coaching são o planejamento estratégico, definição de metas e objetivos, gestão de tempo, definição de planos de ação, foco, entre outros, que visam o acelera mento do alcance dos objetivos, ou seja, uma liderança pautada na cultura do Coaching poderá trazer resultados satisfatórios e em menor tempo (INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING, 2013).
A elevada frequência na ocorrência de mudanças organizacionais, aliada aos novos desafios com que os líderes se confrontam, implica não só, níveis de competências elevados, mas também, a aquisição constante de novas competências de liderança (NEVES, 2011, p. 24). O coaching é um relacionamento que produz novas competências de liderança, uma vez que, se baseia em um vínculo que impulsiona talentos e cria competências. É imprescindível, ainda referir que a ausência de competências de liderança pode tornar-se o maior constrangimento para o crescimento e eficácia das organizações.
É, precisamente, por esse motivo e por outros que as organizações modernas devem ou mesmo deverão dar ênfase ao processo de coaching com objetivo de criar novas estruturas e processos organizacionais conjuntamente com o desenvolvimento da liderança. O foco é interno, mas com o objetivo de obtenção de vantagens competitivas (INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING, 2013).
De acordo com Goldsmith, Lyons e Freas (2003, p. 187), a abordagem do coaching possibilita aos líderes transformarem suas organizações de forma que a responsabilidade em âmbito pessoal, a criatividade, a assunção de riscos e a consecução de resultados se torne suas características marcantes.
Portanto, o coaching proporciona ao líder técnicas e ferramentas de desenvolvimento humano, com isso, ele estará munido de conhecimento para aprimorar as habilidades e capacidades de seus liderados, e eliminar barreiras e crenças limitantes que podem impedir o alcance efetivo dos resultados.