Desde o início, quando comecei a atender os primeiros clientes, percebi, na prática, o efeito poderoso da metodologia coaching, verificando a eficácia das ferramentas em ajudar as pessoas a obterem resultados extraordinários. Dentro do coaching, trabalhamos com duas perspectivas: o estado atual e o estado desejado (sonhos, metas e objetivos). Alguns desses estados desejados pareciam ser quase impossíveis, mas ao longo das sessões, vamos descobrindo juntos, coach e coachee, o potencial incrível que cada um tem e o mundo das possibilidades que se abrem quando essas potencialidades são descobertas.
Num dos casos que atendi e que me chamou muita atenção foi o relato de um cliente que por mais de 20 anos havia desistido de um grande sonho profissional. Segundo suas palavras, o sonho de sua vida. Logo na primeira sessão, perguntei-lhe o porquê de ter desistido de seu sonho, mas ele não conseguiu responder com clareza. Simplesmente proferiu algumas desculpas, mas nenhuma justificativa convincente sobre a desistência desse sonho.
Nas sessões seguintes, fomos aprofundando as causas do bloqueio desse projeto até encontrarmos as verdadeiras motivações da desistência. Todo o processo de atendimento foi extremamente transformador e permitiu que se abrisse muitas possibilidades até então despercebidas. Participar desse processo de resgate de um sonho e acompanhar a realização dele foi altamente recompensador para mim como Coach.
Em outro caso que atendi no meu consultório, o cliente tinha um grave problema de autoestima gerado por um sentimento de culpa. Esse cliente não se perdoava por uma situação que havia provocado. Durante as várias sessões, fomos trabalhando nos níveis neurológicos das crenças e valores, ajudando-o a compreender que tudo que passamos na vida pode ser transformado em aprendizado e nos ajudar no processo de crescimento. Ao concluir o processo desse cliente, pude perceber a evolução alcançada por ele, em criar consciência das fragilidades humanas e que perdoar-se é um grande passo na estrada do autoconhecimento. Tudo isso o fez perceber a vida de uma forma muito mais leve e objetiva, conquistando equilíbrio profissional e familiar.
No processo de coaching, conseguimos tirar de cada experiência, o aprendizado e crescimento necessário para nossa evolução. Passamos a entender que tudo que vivemos gera experiência e que mesmo as negativas podem gerar aprendizados relevantes. Toda essa percepção abre grandes possibilidades de crescimento pessoal e profissional.