Tomando Decisões

Gestão Organizacional

Durante a vida toda, nós somos desafiados a tomar decisões. Mesmo quando escolhemos não decidir, isso já é uma decisão.

A palavra decisão tem sua origem do latim DECIDERE, “determinar, definir, decidir”, formado por DE-, “fora”, + CAEDERE, “cortar”. Muitas vezes uma decisão implica em cortar fora uma das possibilidades. Nesse processo escolhemos algo e rejeitamos outro.

Na administração de empresas a tomada de decisão é definida como o processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários propostos para uma situação-problema. O objetivo do processo decisório é escolher o caminho mais adequado à empresa, em uma determinada circunstância.

A necessidade de se tomar decisão ocorre num momento de impasse em que há mais de uma opção a seguir, nesse momento cada um de nós toma sua decisão baseada em aspectos objetivos e subjetivos. Todos nós temos um lado racional e outro emocional e tomamos nossas decisões baseadas nesses dois aspectos, como também em todo um histórico criado ao longo da nossa existência que nos gerou experiências traumáticas ou prazerosas.

Tomar decisão é uma responsabilidade enorme, maior ainda para quem tem pouca experiência. Existem pessoas que tem facilidade com o processo de tomada de decisão e outras que colocam uma importância que às vezes o problema não merece e acabam por fazer errado, ou criar um problema maior.

No Coaching, trabalhamos a visão sistêmica do cliente, através do desenvolvimento de uma visão mais ampliada e da utilização de diversas ferramentas de Coaching, com isso o cliente pode compreender que qualquer decisão tomada na vida pessoal ou na empresa, afetará diversas outras áreas. A forma como olharmos para a vida, otimista ou pessimista também é uma decisão.

Em cada atendimento que faço, tenho aprendido que a vida é uma grande jornada, e que a cada amanhecer se abre um leque enorme de possibilidades na vida de cada ser. Nossas escolhas vão escrevendo nossa história e a cada manhã é aberta uma página em branco que deverá ser escrita por cada um de nós. A poetisa Cora Coralina escreveu um texto que fala de forma brilhante no poder de decidir que cada ser humano possui:

“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o DECIDIR” ( Cora Coralina ).

Se você tem dificuldade para decidir ou está num momento da sua vida em que precisa tomar importantes decisões e está com dúvidas, certamente o processo de Coaching poderá lhe ajudar de forma rápida e efetiva a ultrapassar esses obstáculos.

Material Gratuito
Guia Completo para Alcançar Equilíbrio e Plenitude em Sua Vida